top of page

GRUPOS DE TRABALHOS


GT-01 – Administração, Empreendedorismo e Gestão de Negócios

Coordenadores: Me. Edivaldo Rabelo de Menezes (UERN), Me. Mayara Muniz de Oliveira (UERN) e Me. Pedro Balduino de Sousa Neto

Descrição do Grupo de Trabalho:

Administração: Processo Administrativo: Planejamento. Organização. Direção. Controle. Áreas funcionais: pessoas, marketing, produção e finanças. Abordagens epistemológicas da Administração. Comportamento organizacional. Inovação e competitividade. Administração pública e privada.

Empreendedorismo: Planos de negócios. Atitude empreendedora. Ecossistema empreendedor. Venture capital e fontes de financiamento. Startups. Aceleradoras. Canvas. Design Thinking.

Gestão de Negócios: Franquias. Negócios próprios. Profissionalização da gestão. Empresas familiares e processo de sucessão. Ferramentas de gestão. Abordagens contemporâneas em gestão de negócios.

GT-02 – Ateliê de Práticas de Estágio

Coordenadores: Me. Mary Carneiro de Paiva Oliveira (FACEP), Dr. Francisco Clébio de Figueiredo (FACEP) e Me. Carlos Deodoro Inácio de Oliveira Negreiros (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

O Grupo de Trabalho – GT refere-se a um espaço acadêmico em que os graduandos/as e graduados/as possam compartilhar suas vivências e experiências nos estágios, tanto os curriculares como os extracurriculares, trazendo a prática profissional e as contribuições para as instituições – campos de estágio, influenciando diretamente no mercado de trabalho da região do semiárido, a qual estamos inseridos enquanto território.

A referida proposta abrange todos os cursos de graduação que tenham práticas de estágio, que possam ser publicadas e divulgadas construindo um sentido científico e acadêmico, ligando teoria e prática, possibilitando um perfil profissional no tripé do Ensino Superior: ensino-pesquisa-extensão.

 

GT-03 – Ciências Criminais na Sociedade Contemporânea

Coordenadores: Esp. Francicláudio Nato da Silva (FACEP) e Me. Sócrates Alves Pedrosa (FACEP)

 

Descrição do Grupo de Trabalho:

O presente GT tem como proposta receber trabalhos de pesquisas que busque expandir e fomentar o debate acadêmico e a pesquisa científica na área das ciências criminais; trazendo a diversidade e a pluralidade de temas na área de Direito Penal, Direito Processual Penal, Crimonilogia e Política criminal, com o fito de provocar debates e reflexões, além de novas abordagens e propostas que possam ampliar o campo de discussão sobre criminologia, violência, segurança, práticas e estratégias de combate a criminalidade e melhoria do sistema prisional brasileiro.

 

GT-04 – Contabilidade

Coordenadores: Me. Maria Auxiliadora de Oliveira Morais (UERN) e Me. Taynara Milene da Silva (UnP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Envolve pesquisas sobre: Contabilidade societária, Contabilidade Gerencial; temas contemporâneos de Auditoria e Tributação; Mercados Financeiros; pesquisas relacionadas aos aspectos elaboração e divulgação dos Relatórios Financeiros e seu uso na avaliação econômica e financeira das firmas; Governança e Responsabilidade Pública; pesquisas relacionados ao setor público e ao terceiro setor como: contabilidade governamental na gestão de recursos públicos, controladoria na gestão pública, finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal, desempenho do setor público, disclosure de informações à sociedade, Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, sistemas de administração financeira e orçamentária, auditoria pública, contabilidade e prestação de contas de entidades do terceiro setor, finanças sociais, accountability, governança e desempenho no terceiro setor. Ensino, Educação e Pesquisa Contábil. O grupo de trabalho tem como objetivo: contribuir com as discussões sobre a contabilidade em suas diversas áreas de atuação.

 

GT-05 – Corpo Humano e Processo de Saúde e Doença

Coordenador: Esp. Laura Maria de Morais Fernandes (FACEP), Me. Luã Carlos de Souza (FACEP) e Esp. Migna Jucy Marques da Silva (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

O grupo Corpo humano e processos de saúde-doença é uma expressão fornecida para demonstração a todas as variáveis que envolvem o corpo humano e os seus processos quando se trata de saúde-doença de uma pessoa. Diante desse conhecimento, a determinação do estado de saúde de um ser humano é um processo muito difícil e que pode envolver vários fatores, muito aceita no início do século XX, que considera como fator único de surgimento de doenças um agente etiológico – vírus, bactérias, protozoários -, o conceito de saúde-doença estuda os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais e, com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma enfermidade. quando falamos em doença, por sua vez, é necessário lembrar que ela vai além do aspecto biológico, que facilita a sua ocorrência. Há, ainda, outros fatores que precisam ser levados em conta: rotina do indivíduo, área onde vive e história de vida estão entre eles. O processo saúde-doença representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.

 

GT-06 – Desigualdade de Gênero e Desenvolvimento Econômico 

Coordenadores: Me. Fernanda Soares de Sousa (FACEP) e Me. Cícero Otávio de Lima Paiva (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

AsEconomias desenvolvidas possuem, em geral, maiores níveis de equidade de gênero entre homens e mulheres. Sociedades mais inclusivas têm suas economias mais resilientes. De fato, na relação entre desenvolvimento econômico e igualdade de gênero, a causalidade provavelmente é válida em ambas as direções. Nesta toada, o objetivo do presente Grupo de Trabalho é promover discussão sobre indicadores que compõem o ciclo de vida de uma mulher trabalhadora: mobilidade, trabalho, salário, casamento, maternidade, empreendedorismo, proteção de assédio em ambientes de trabalho e combate à violência doméstica.

 

GT-07 – Direito e Desenvolvimento

Coordenadores: Me. Janeson Vidal de Oliveira (UFCG) e Me. Aline Macedo Guimarães (UERN)

Descrição do Grupo de Trabalho:

O desenvolvimento não pode se resumir a uma questão retórica, tendo que adentrar à esfera dos direitos e também tendo a necessidade de que juridicamente tenha efetividade a busca por esse desenvolvimento, ainda que não judicializável, mas que se reforce como premissa democrática na construção do cumprimento do espírito de uma constituição realmente cidadã, principalmente em momentos de crise como os que vivenciamos agora.

Se do aspecto ideológico o desenvolvimento sempre aparecerá paradoxal, medidas de garantia devem ter foco premissas da erradicação da pobreza e a brusca diminuição da desigualdade social, sob pena de as medidas não terem os resultados que delas se esperam. Necessário então que haja atenção pelos Estados das reais necessidades existentes nos países subdesenvolvidos, mas também que dentro dos países se observe a obrigação de garantir aos indivíduos condições de acesso a direitos e garantias que instalem parâmetros adequados de vida. o que por si só tem o potência de encaminhar questões como a diminuição da desigualdade e a busca pela erradicação da miséria, questões de profundo caráter econômico.

GT-08 – Direito Público, Processo e Cotidiano

Coordenadoras: Me. Cícero Otávio de Lima Paiva (FACEP) e Me. Fernanda Soares de Sousa (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Das relações cotidianas emergem diferentes conflitos, que pode ser entre pessoas, entre instituições, entre o Poder Público e cidadãos, muitos desses conflitos acabam por se tornarem processos judiciais em razão do princípio constitucional do acesso à justiça. Dessa forma o presente GT receberá trabalhos que abordem a temática do direito e processo judicial no cotidiano da sociedade, sob a ótica principal do direito público. Para tanto, teremos trabalhos que abordem: direito processual; meios alternativos de resolução de conflito; direito penal; direito administrativo; direito ambiental; direito previdenciário; Lei Maria da Penha e Violência doméstica; direito da criança e do adolescente.

 

GT-09 – Discussões Psicopatologias: Suas Nuances na Saúde do Trabalhador

Coordenadores: Esp. Iana Fernandes Caldas (FACEP), e Esp. Maria Luciana Abrantes (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

O grupo de trabalho - discussões psicopatologias: suas nuances na saúde do trabalhador, partiu de debates desenvolvidos em um projeto de extensão, intitulado: Laboratório de Psicologia Escolar e do Trabalho Evolução (LAPETE), o qual objetiva promover atividades que busque trabalhar a saúde mental dentro dos diferentes espaços de atuação do profissional de psicologia. Assim, o GT, surge com o interesse de proporcionar discussões dentro das temáticas de saúde do trabalhador e das psicopatologias. Desse modo, conta com os seguintes objetivos: discutir sobre as psicopatologias; perceber como as psicopatologias vêm se apresentando frente a saúde do trabalhador; e compreender de que forma a psicologia vem abordando as discussões psicopatológicas, na saúde mental ou no requisito da saúde do trabalhador. Nessa perspectiva, o referido GT engloba as linhas de pesquisa: psicopatologias, saúde mental; e saúde do trabalhador.

 

GT-10 – Educação Contemporânea: Temáticas e Abordagens Teóricas e Metodológicas

Coordenadores: Me. Julia Lidiane Lima de Amorim (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Falar de ensino na contemporaneidade pode até parecer redundante quando consideramos a produção teórica e metodológica que se desenrolou na modernidade em detrimento da finalidade da ação educativa na formação do homem, sendo este considerado um sujeito social e historicamente constituído. No entanto, torna-se imprescindível lançar um olhar para a função do ensino no contexto atual e refletir sobre a concepção de homem que a mesma apresenta na sociedade caracterizada pela quarta revolução industrial marcada pela presença das novas tecnologias.

Em face dessa complexidade, objetivamos, por meio deste Grupo Temático (GT), possibilitar a socialização e divulgação de estudos e pesquisas em educação na contemporaneidade. Tendo em vista a amplitude tanto de temáticas, quanto de aspectos teóricos e metodológicos, compreendemos a educação como um campo social de onde enunciamos que, segundo Bourdieu (2004, p. 22-23), pode nos servir como “um campo de forças e um campo de lutas para conservar ou transformar esse campo de forças”. Sendo assim, enquanto agentes desse processo, ressaltamos a relevância da pesquisa no campo educacional tendo em vista o reconhecimento deste como um lugar de posicionamentos e lutas legitimadas pelos princípios políticos e filosóficos e pela mobilização para uma transformação social.

 

GT-11 – Enfermagem Clínica

Coordenadores: Me. Lígia Fernanda da Silveira Andrade (FACEP) e Me. Juliana Leilany de Lima Dantas (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Enfermagem Clínica dedica-se ao atendimento do paciente adulto ou idoso hospitalizado, com afecções clínicas e cirúrgicas. A Enfermagem Clínica é uma área especializada da Enfermagem, responsável por prestar assistência no período de internação hospitalar clínica, pré ou pós-cirúrgica. O objetivo do GT fundamenta-se em discutir a enfermagem clínica diante a importância do enfermeiro como profissional primordial na assistência em saúde em diversos cenários. O papel do enfermeiro permeia a saúde integral do paciente, principalmente no que tange as patologias e doenças que acometem o paciente. Para tanto, correlacionando o exposto têm-se como linhas de pesquisa o enfermeiro frente à assistência na terapia intensiva, urgência e emergência, saúde pública e coletiva, saúde da mulher e educação em saúde.

 

GT-12 – Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação Profissional.

Coordenadores: Me. Francisco Edmilson Dias Araújo (FACEP), Dra. Ciclene Alves da Silva (UERN) e Me.Flaviana Davila de Sousa Soares (HUJB)

Descrição do Grupo de Trabalho:

A articulação entre ensino, pesquisa e extensão, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico são essenciais no processo de formação profissional dos indivíduos. Este GT possui caráter interdisciplinar e visa discutir sobre experiências e práticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação Profissional em Ciências Sociais, Humanas e da Saúde. Recebe trabalhos teóricos, relatos de pesquisa ou relatos de experiência desenvolvidos nas diversas áreas de conhecimento, a partir de grupos de estudo e pesquisa, projetos de extensão, práticas de estágio supervisionado, monitoria, tutoria e outros.

 

GT-13 – Extensão Acadêmica

Coordenadores: Me. José Shirley Pessoa do Nascimento (FACEP/UERN)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Este espaço no evento tem por objetivo aproximar e articular pessoas, debates e informações sobre o tema Extensão Acadêmica. O GT receberá trabalhos de pesquisas extensionistas ou atividades interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, com destaque para trabalhos com finalidade de promoção à cidadania, prestação de serviços sociais ao território do semiárido junto à comunidade, organizações públicas ou privadas.

 

GT-14 – Justiça Social e Direitos Humanos

Coordenadores: Me. Fernanda Soares de Sousa (FACEP) e Me. Sócrates Alves Pedrosa

Descrição do Grupo de Trabalho:

De acordo com André de Carvalho, uma sociedade pautada na defesa de direitos (sociedade inclusiva) tem várias consequências. A primeira é o reconhecimento de que o primeiro direito de todo indivíduo é o direito a ter direitos. Nesse sentido, o objetivo de se constituir um Grupo de Trabalho inserido nessa temática seria promover um espaço de discussão para temas polêmicos que envolvem direitos humanos, inclusão e cultura de paz, a fim de propiciar empoderamento dos indivíduos na busca de uma mudança da realidade social.

 

GT-15 – O Mormaço e a Escuta: O Saber Psicanalítico Toca o Chão do Semiárido

Coordenadores: Esp. Jefferson Alves Macêdo (FACEP), Dr. Bertulino José de Souza (UERN) e Esp. Hudson Walker Simão Carneiro (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Com a ascensão de governos fascistas e a fragilidade do estado democrático de direito sobre o Brasil, torna-se inevitável o adoecer, como resultado/consequência da apatia neoliberal sobre as singularidades da população. Neste cenário, o semiárido nordestino, frequentemente apresentado em obras artísticas como terra do atraso, fome e sofrimento, vivencia como possível as consequências vis deste período obscuro, aprofundado por tragédias sanitárias como a Pandemia da COVID-19. Em um contexto de isolamento social e sobrecarga digital, fala-se como nunca sobretudo, numa efervescência febril por diagnósticos rápidos, fechado e em forma de bolo, replicáveis sem tirar-nem-pôr com quem quer que seja. Em meio a este momento obscuro, um retorno rápido a Freud, Lacan, Jung, Ana Suy, Dunker, dentre tantos outros, indica o valor do ouvir para um cuidado possível e necessário. Embaixo de uma árvore, em um espaço público qualquer, dentro de uma enfermaria ou por intermédio dos meios digitais, ouvir torna-se a única saída. Mas seria possível ouvir o sertão?

 

GT-16 – Políticas Públicas Intersetoriais para Públicos em Vulnerabilidade Social e/ou Econômica

Coordenadores: Esp. Francisco Fernando Pinheiro Leite (FACEP) Me. Marília Maria de Jesus Queiroz (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Objetiva-se motivar e promover discussões e análises em torno das Políticas Públicas de cunho intersetorial e multidisciplinar destinadas ao público em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica para o processo de emancipação destes sujeitos e do desenvolvimento comunitário e de territórios em suas múltiplas escalas, em todo o território brasileiro. São almejadas pesquisas que abordem toda e qualquer política pública, destinada a este público,

que possua caráter intersetorial e/ou multidisciplinar. É recomendada a abordagem e recorte especial, na análise dos dados e desenvolvimento do trabalho, voltado ao Território do Semiárido. Aborda estudos de Programas, Ações e Políticas Públicas de Saúde, Assistência Social, Educação, Saneamento Básico, Habitação, Mulheres, População LGBTQIAP+, Raciais, Inclusivas, etc.

 

GT-17 – Psicologia e Educação: Intersecções, Desafios e Possibilidades

Coordenadores: Esp. Janélyca Dias da Silva (FACEP) e Me. Cássio Clayton Martins Andrade (FACEP-IFRN)

Descrição do Grupo de Trabalho:

Descrição: A relação da Psicologia com a Educação é antiga e estreita, deste modo, promover espaços de discussões coletivas para construção de concepções acerca desta relação e difusão de referências técnicas e políticas enfatizando sua dimensão prática e teórica se fazem necessárias mediante à formação e atuação da/o profissional de Psicologia no campo escolar/educacional. O objetivo é promover de forma ampla novas articulações entre a Psicologia e Educação, ressaltando a importância da área no cenário político social brasileiro e reflexões sobre as possibilidades de direções futuras. Dispondo das seguintes linhas de pesquisa:  Educação e Políticas Públicas; Processos Educativos; Psicologia Escolar e Legislação; Psicanálise e Educação..

 

GT-18 – Saúde e Sociedade

Coordenadores: Me. Rosane Shirley Saraiva de Lima (FACEP) e Me.  Maria Juliete Maia Gomes Ribeiro (FACEP)

Descrição do Grupo de Trabalho:

O GT saúde e sociedade se propõe avaliar as produções com as temáticas sobre Sistema Único de Saúde (SUS), saúde coletiva, epidemiologia das populações e os programas assistenciais. Tendo como objetivo proporcionar qualidade nas evidências cientificas desenvolvida pela nossa academia. Para isso, temos como linhas de pesquisas:

1- SUS: Arcabouço legal, financiamento, controle social e desafios em tempos de pandemia;

2- Saúde coletiva: resgate dos modelos de atenção à saúde com ênfase na vigilância em saúde, Processo de Trabalho em Saúde e Educação em Saúde; Educação em saúde;

3- Epidemiologia das populações: Perfil epidemiológico frente as doenças crônicas não degenerativas (ex: Obesidade), infectocontagiosa e surtos, pandemia e doenças endêmicas;

4- Programas Assistenciais: Vigilância Sanitária, Estratégia de Saúde da Família; territorialização; SIAB; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Vigilância ambiental; Políticas Integrais em saúde do homem, saúde carcerária, saúde da criança, adolescente, mulher , idoso e LGBTQIA+.

 

ENVIE O SEU TRABALHO

bottom of page